Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aquecedor solar pode exigir mudança no encanamento da residência


noticias educacao financeira cuidados com seu imovel  : Energia solar pode ser usada para produzir eletricidade e aquecer água
Paineis solares podem ser instalados sobre telhas de cerâmica, sem a necessidade de reforço de estrutura (Foto: Thinkstock/ Getty Images)
Há décadas, a radiação solar é utilizada para produzir eletricidade em espaçonaves e grandes usinas, que abastecem as cidades. Nos últimos anos, porém, tem sido cada vez mais comum o uso dessa energia, limpa e renovável, para abastecer casas. Mais do que produzir eletricidade, os paineis solares caseiros também podem ser usados para aquecer a água, dispensando – ou diminuindo – o uso de chuveiros elétricos ou mesmo de aquecedores a gás.
Eletricidade a partir do Sol
O professor Erik Rego, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, explica que as células fotovoltaicas – nome técnico das placas solares – captam a radiação do Sol e a transformam em energia. “Os fótons da luz solar atingem a célula fotovoltaica, e parte deles é absorvida. Esses fótons despertam os elétrons do material semicondutor das células, gerando assim eletricidade”, conta. Essa eletricidade é conduzida por uma fiação até um inversor, sendo instalado um pouco depois do relógio de luz.
As placas são leves e, em telhados de cerâmica, não precisam de reforço para serem instaladas. “Um telhado aguenta um adulto, então aguenta o peso das placas”. O valor do equipamento varia de acordo com a energia que se pretende produzir. Em uma casa com consumo médio de 300kW/h por mês, o proprietário gastará, em média, cerca de 5 mil reais com a estrutura para captação de eletricidade. “Se a conta de luz mensal for 120 reais, em três anos ele paga o investimento”.
Apesar de limpa, a energia solar tem um porém. Ela só pode ser consumida durante o dia, quando é produzida. Erik explica que o maior consumo das casas acontece durante a noite, justamente quando as placas não estão sendo utilizadas. Existem duas soluções para isso, mas os custos não são viáveis. A primeira é a compra de baterias que armazenem eletricidade produzida durante o dia. Porém, além de caras, as baterias provocam um passivo ambiental. “Quando se desgastam, as baterias precisam ser descartadas”, comenta Erik. Por conterem metais pesados, que contaminam o solo, elas exigem um cuidado especial.
Outra solução é a troca de eletricidade com a concessionária de energia local. O excedente produzido pela casa é injetado no sistema da distribuidora de eletricidade e revertido em créditos, quando o consumidor tiver um consumo futuro. Erik conta que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já regulamentou a prática e a implementação depende das concessionárias. O problema é que essa prática exige um relógio de luz especial, que mede a energia consumida e produzida. E esse relógio é caro demais para ser instalado em casas.

Aquecimento solar
noticias educacao financeira cuidados com seu imovel  : Energia solar pode ser usada para produzir eletricidade e aquecer água
Reservatório de água também pode ser instalado em estrutura de metal (Foto: Thinkstock/ Getty Images)
Placas mais simples podem ser instaladas nas casas para fazer o aquecimento da água. As placas captam o calor do sol e o transferem para o líquido por meio de uma tubulação que passa por dentro delas. A água aquecida é armazenada num reservatório, para ser utilizada ao longo do dia. Apesar de a placa ser mais barata – é possível achar aquecedores solares por 900 reais – essa forma de aproveitamento da energia solar exige um gasto maior nas estruturas complementares.
“O aquecimento solar da água exige a construção do reservatório, que é uma espécie de segunda caixa d’água”, conta Erik. Esse ‘boiler’ é apoiado em uma pequena estrutura de tijolos, mais ou menos como uma caixa d’água comum. “Não dá para fazer um sistema de aquecimento em um telhado de amianto, por exemplo. É preciso uma estrutura mais reforçada”, explica o professor. O ponto crítico em relação ao sistema é a tubulação. “É preciso um encanamento adaptado à água quente”.
Um encanamento comum, com tubos de PVC, não é um bom isolante térmico. A água perderia seu calor antes de chegar ao chuveiro. Para que o aquecimento solar desse certo, seria preciso uma tubulação de cobre ou mesmo de novos compostos plásticos, muito mais caros que os canos comuns. “Recomenda-se instalar as placas solares em casas que já tenham aquecimento a gás”, explica Erik. A troca to encanamento encareceria muito a obra, diminuindo a eficiência econômica do sistema.
Se for instalado, o aquecimento solar pode dispensar, ou mesmo diminuir o consumo de gás para aquecer a água. Em uma casa com pouca gente, onde as pessoas tomam menos banhos, o aquecedor solar é suficiente, porém, explica Erik, em uma família maior, ele pode ser usado em complemento ao aquecedor a gás. “É preciso também ter uma tubulação de água fria. A água que vem do reservatório pode estar quente demais, incomodando os moradores”, conta.
Fonte: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário