Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

AQUECEDOR PRÁTICO E BARATO

Como Fabricar Aquecedor Solar

Como Fabricar Aquecedor Solar


A utilização da energia solar consiste na captação da radiação proveniente do sol que é transformada em fonte de energia aplicável em diferentes atividades humanas. Seja para o aquecimento de água, para o fornecimento de energia necessária para abastecer equipamentos eletroeletrônicos ou iluminação, esta forma de energia tem sido bastante utilizada no Brasil.

 

 

 

 

Como Fabricar Aquecedor Solar: Coletores Solares

 


Como Fabricar Aquecedor Solar: Coletores Solares
Para converter a energia vinda da radiação solar em uma forma aproveitável de energia é necessária a utilização de coletores solares, principais dispositivos que compõem um sistema de aquecimento solar. Antes de saber como fabricar aquecedor solar é importante tem em mente que a eficiência dos coletores é que garantirá um bom funcionamento de seu sistema, portanto a qualidade do material utilizado em sua fabricação é de grande importância.

Como Fabricar Aquecedor Solar Principais Partes de um Coletor


Como Fabricar Aquecedor Solar Principais Partes de um Coletor
Se você que aprender como fabricar aquecedor solar é necessário que conheça suas principais partes: - Absorvedor: constitui-se na parte responsável por receber, captar, converter e transferir a energia proveniente do sol para o seu sistema. Ele pode ser construído a partir de tubos ou chapas de materiais como cobre alumínio, plástico, entre outros. Por ser um material que conduz melhor o calor o cobre geralmente é o material mais utilizado. - Gabinete: esta parte tem o objetivo de promover o isolamento do coletor impedindo que interferências atmosféricas venham afetar o desempenho de seu sistema. O gabinete é formado pelas seguintes partes: Caixa externa que deve ser confeccionada por um material que resita á corrosão e aos impactos, geralmente são usadas chapas de aço galvanizado, plásticos, alumínio, entre outros materiais. Uma seção de isolamento responsável por evitar a perda do calor gerado geralmente tendo como componente lã de vidro e/ou poliuretano expandido. E uma cobertura responsável por vedar o coletor, feita geralmente de vidro altamente resistente.

Como Fabricar Aquecedor Solar de Baixo Custo

Utilizando garrafas pet, caixas de leite longa vida e canos de PVC você mesmo pode construir um coletor solar caseiro e de baixo custo. Basicamente o processo consiste em recortar as caixas de leite longa vida (22,5cm de comprimento), pintar os canos de PVC com uma tinta tipo esmalte sintético preta fosca e conectá-los a sua caixa d’ água. Desta forma você terá água aquecida em torneiras e no chuveiro de sua residência ou estabelecimento comercial. Acessando o site da Livraria da Travessa, você pode adquirir livros a respeito de como fabricar aquecedor solar caseiro ou modelos com maior complexidade, além de poder encontrar livros com informações sobre outras fontes de energia renovável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário