Powered By Blogger

domingo, 1 de dezembro de 2013

Como funciona um aquecedor solar

 Um sistema básico de Aquecimento de água por Energia Solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler).
As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.
O reservatório térmico, também conhecido por Boiler, é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.
aquecedor.gif
Em sistemas convencionais, a água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado termossifão. Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação. Esses sistemas são chamados da circulação natural ou termossifão.
alt
A circulação da água também pode ser feita através de motobombas em um processo chamado de circulação forçada ou bombeado, e são normalmente utilizados em piscinas e sistemas de grandes volumes.
O Coletor Solar
coletro.gif
Quando os raios do sol atravessam o vidro da tampa do coletor SOLETROL, eles esquentam as aletas que são feitas de cobre ou alumínio e pintadas
com uma tinta especial e escura que ajuda na absorção máxima da radiação solar. O calor passa então das aletas para os tubos (serpentina) que geralmente são de cobre. Daí a água que está dentro da serpentina esquenta e vai direto para o reservatório do aquecedor solar.
Os coletores SOLETROL são fabricados com matéria-prima nobre, como o cobre e o alumínio. Recebem um cuidadoso isolamento térmico e ainda vedação com borracha de silicone. Eles, têm cobertura de vidro liso e são instalados sobre telhados ou lajes, sempre o mais próximo possível do reservatório térmico.
O número de coletores SOLETROL a ser usado numa instalação depende do tamanho do reservatório térmico, mas pode também variar de acordo com o nível de insolação de uma região ou até mesmo de acordo com as condições de instalação.
O Reservatório Térmico
O reservatório térmico é como uma caixa d’água especial que cuida de manter quente a água armazenada no aquecedor solar . Esses cilindros são feitos de cobre, inox, ou polipropileno e depois recebem um isolante térmico. A maioria dos modelos de reservatório térmico da SOLETROL vem com sistema de aquecimento auxiliar elétrico, mas podem ser fabricados com sistema auxiliar a gás ou até mesmo sem esse recurso.
Os modelos SOLETROL de reservatórios térmicos variam de 100 a 20 mil litros. O tamanho do reservatório térmico, ou seja, o volume de água que ele é capaz de armazenar, é calculado pelos técnicos da SOLETROL depois que o usuário responde a uma série de questões. NO dimensionamento do aquecedor solar é preciso saber quantas pessoas vão usar o sistema diariamente, a duração média e a quantidade de banhos diários, quantos serão os pontos de uso de água quente, ou a dimensão da piscina, e assim por diante.

O Sistema Auxiliar de Aquecimento

Para garantir que nunca haverá falta de água quente, todo Aquecedor Solar traz um sistema auxiliar de Aquecimento.
E quando o tempo fica muito nublado ou chuvoso por vários dias, ou quando a casa recebe visitas e o número de banhos fica acima do dimensionamento inicial, o sistema auxiliar - que pode ser elétrico ou a gás - entra em ação.
Ou você pode usar o chuveiro elétrico normalmente, sem complicações. Mas a verdade é que com o nível de insolação do Brasil, o sistema auxiliar de Aquecimento é acionado apenas poucos dias por ano.
_________________________________________
SOLETROLAplicações da Energia Solar
Você é nosso convidado para conhecer as maravilhas da Energia Solar.
Apesar de quase todas as nossas principais fontes de energia terem ligação indireta com o Sol, o termo “Energia Solar” é em geral utilizado apenas para aplicações diretas; para aplicações em que a energia do sol é convertida diretamente para um uso qualquer, como a geração de calor ou de energia elétrica.
Muita gente confunde outras aplicações da Energia Solar com o Aquecedor. Acha, por exemplo, que o Aquecedor pode gerar energia elétrica para a casa.
Mas o fato é que geração de eletricidade através do sol acontece apenas através do efeito fotovoltaico.
Aquecedor Solar
O Aquecedor Solar pode aquecer água para banho, piscina e até para o uso industrial. Pode aquecer também o ar usado na secagem de produtos. Pode esquentar ambientes ou mesmo aquecer fluidos industriais. Mas a aplicação da Energia Solar mais usada no Brasil e no mundo é o Aquecimento de água para banho.
Você pode continuar pesquisando em nosso site e ver > como funciona um aquecedor solar.
Veja onde o aquecedor solar de água pode ser usado:
Em casa:
banheira.jpg
Na banheira
banho.jpg
No banho
cozinha.jpg
Na cozinha
piscina.jpg
Na piscina
campo.jpg
No campo

Nos negócios:
hospitais.jpg
Hospitais
hoteis.jpg
Hotéis
moteis.jpg
Motéis
vestiarios.jpg
Vestiários Industriais
posto.jpg
Postos de serviços

________________________________________________________________
SOLETROL: Ecologia
A produção e o uso da energia são algumas das principais causas da destruição do meio-ambiente.
Queima de combustíveis como gás e óleo diesel, acidentes com navios petroleiros e inundações de hidroelétricas são alguns exemplos.
E é por isso que a Energia Solar é tão interessante: porque ela não polui.
No Brasil, mais de 90% da energia elétrica é gerada por usinas hidroelétricas, que alagam áreas imensas para construir represas.
A água toma conta então de áreas que poderiam ser aproveitadas na agricultura ou pecuária, além de destruírem a fauna e a flora. Mas pior ainda que as hidroelétricas são as termoelétricas que, junto com a queima de combustíveis em veículos e Aquecedores, causam a chuva ácida, o smog e o efeito estufa.
A queima de combustíveis em carros, Aquecedores e usinas termoelétricas libera grande quantidade de gases, principalmente o gás carbônico.eco_1.jpg
O gás carbônico e outros gases que ficam acumulados na atmosfera impedem que o planeta perca calor pela radiação infravermelha. E o resultado é que a Terra vem se tornando uma verdadeira estufa, desertos estão crescendo e são cada vez mais freqüentes as tempestades e inundações. Até o gelo nos pólos está derretendo e aumentando o nível do mar.
Alguns cientistas acreditam até que cidades inteiras do litoral vão simplesmente desaparecer... E se forem instaladas no Brasil todas as termoelétricas planejadas, vai haver um aumento de 32% na emissão de gases causadores de efeito estufa.
A queima de combustíveis também provoca a chuva ácida. Ela se forma quando elementos poluentes reagem com a água e como oxigênio, acima das nuvens.
A chuva ácida destrói plantas e animais, provoca erosão e contamina a água potável.
Outra conseqüência da queima de combustíveis é o SMOG, mistura das palavras fumaça (smoke) e neblina (fog) em inglês.
Por conta do clima e da topografia, poluentes liberados em grande escala por carros, fábricas e Aquecedores não se dispersam.
“Presos" na atmosfera, esses poluentes causam muitos problemas respiratórios e prejudicam a vegetação.
Já as usinas nucleares, apesar de não emitirem gases poluentes como as termoelétricas, trazem o risco de acidentes, até mesmo um grande desastre com vazamento de radiação atômica.
No acidente de Chernobyl, em 1986, mais de 2500 pessoas morreram, 400.000 tiveram de ser removidas só no primeiro ano e mais de dois milhões e meio de hectares de terra não podem mais ser usadas para a agropecuária.
Além disso, ninguém inventou ainda uma solução segura para todo o lixo radioativo criado pelas usinas. E é por isso que países como a Alemanha decidiram abandonar o uso da energia nuclear.
Solução: é claro que não dá para ficar sem energia. Por isso mesmo, o primeiro passo é usá-la de forma inteligente, usufruindo de todos os seus benefícios, mas sem desperdício.
Além disso, temos que usar cada vez mais fontes de energia limpas, como a Energia Solar e a energia dos ventos. E um bom começo é usar o Aquecedor Solar, no lugar do Aquecedor a gás ou elétrico, para aquecer a água do seu banho!
A ABRAVA encomendou uma pesquisa que revela: a Energia Solar evita muitos danos ao meio ambiente. Apenas um metro quadrado de coletor solar instalado evita:
eco_3.jpg
O uso de 215 quilos de lenha por ano
eco_4.jpg
65 litros de diesel por ano
eco_5.jpg
O consumo de 55 quilos de gás por ano
eco_6.jpg
A inundação de quase 56m² de terras férteis para a construção de hidrelétricas
eco_7.jpg
A construção de novas usinas nucleares, que trazem grandes riscos à população

Nenhum comentário:

Postar um comentário