Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

universidade cria bateria que recarrega mil vezes mais rápido

EUA: universidade cria bateria que recarrega mil vezes mais rápido


Nissan-Leaf_2014_1280x960_wallpaper_04
Um dos principais obstáculos dos carros elétricos é a baixa autonomia, especialmente se considerarmos que, com a tecnologia atual, o tempo de recarga pode superar oito horas. Pois pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, podem ter uma solução para esse último problema e, de quebra, diminuir o espaço ocupado pelas baterias em um veículo.

Os cientistas desenvolveram um sistema capaz de realizar uma recarga até mil vezes mais rápida do que as atuais. Para tal, eles criaram as chamadas microbaterias de íons de lítio, que possuem uma estrutura interna pensada para maximizar tanto o armazenamento quanto a entrega de força. De quebra, elas têm um tamanho reduzido o suficiente para que um grupo desses dispositivos – no tamanho total de uma bateria de celular – consiga colocar um carro em movimento.
A estrutura miniaturizada também potencializa as recargas, mesmo em tomadas de 110 volts. De acordo com William P. King, professor de Ciência Mecânica e Engenharia, “as baterias ficaram para trás de outros produtos quando falamos de redução de tamanho e manutenção da capacidade de fornecer energia”. O estudo não se dirige propriamente à aplicação do sistema em carros elétricos, mas não seria surpresa se a tecnologia fosse aplicada para esse tipo de fim.

Disponível no(a):http://carplace.virgula.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário