Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Energia Hídrica

Vídeo energia hidraulica:
http://www.youtube.com/watch?v=K6ahOC1CDbY#t=155

Energia Hídrica



A energia hídrica é a energia renovável que já é utilizada há muitos anos. As civilizações antigas aproveitavam o relevo dos solos para utilizar a água na agricultura, em terrenos de regadio. Os romanos começaram a utilizar a água numa espécie de sistemas hidráulicos para a moagem dos cereais, ao longo dos anos esses sistemas vieram a ter uma grande utilização.

No século XX, a energia hídrica foi e é utilizada
para a produção de energia eléctrica.

Esta energia alternativa, a energia hídrica resulta da água dos rios em movimento, águas essas que vão em direcção ao mar e que para além de conduzirem a água das nascentes captam a água das chuvas. O movimento ou queda dessas águas das chuvas contém energia cinética que pode ser aproveitada para produzir energia.

Hoje em dia a finalidade de energia hídrica é a produção de energia eléctrica nas chamadas centrais hidroeléctricas.
Barragem da Aguiera


Transformar em Energia

Ao longo de muitos anos, nos moinhos o movimento da água era muito utilizado para a produção de cereais. O movimento da água fazia mover placas de madeira que estavam ligadas à mó. A mó rodava e moía os cereais transformando-os em farinha. Actualmente o movimento da água é usado para produzir energia eléctrica.

Normalmente constroem-se barragens, ou seja, constroem-se reservatórios que acumulam e que param os cursos de água. Noutros casos, existem reservatórios que deixam passar os cursos de água mas fazendo com que passem por uma turbina de forma a produzir energia eléctrica.

Quando se abrem as comportas da barragem, a água passa por umas lâminas na turbina fazendo-a girar, a partir dessa rotação o gerador ligado a essa turbina gere, ou seja, transforma a energia mecânica em energia eléctrica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário