Powered By Blogger

domingo, 1 de dezembro de 2013

Aquecedor Solar, Projeto feito com garrafas PET

Aquecedor Solar com garrafas PET
Aquecedor solar caseiro feito com garrafas PET. Projeto criado em Santa Catarina ganha visibilidade nacional e ainda rende frutos. A Procave compartilha destas ideias, veja esta matéria sobre sistema inovador de alimentação de energia no condomínio do Brava Home Resort , e neste post replica a matéria, na íntegra, feita pelo Jornal Bravos Amores
Você lembra de um projeto de aquecimento solar caseiro feito com garrafas PET, criado aqui mesmo em Santa Catarina e que ganhou as páginas dos noticiários nacionais em 2004? O projeto tinha três princípios básicos: simples, funcional e barato.
Para quem não lembra, o projeto ganhou visibilidade nacional em 2004 quando ganhou o prêmio “Prêmio Superecologia” promovido pela revista Superinteressante.
“Para nossa surpresa, o projeto não só obteve aceitação como interesse de vários setores. Esse fato vem beneficiando um grande número de pessoas”, comemora José Alcino Alano, morador da cidade de Tubarão e inventor do aquecedor solar caseiro.
Mas depois de tanto tempo o que foi feito com a brilhante idéia? Para entender melhor, vamos ao início.
O Projeto do aquecedor solar caseiro
Foi quase por acaso que, em 2002, o catarinense José Alcino Alano criou um mecadinismo que retém o calor do sol e transforma em energia feito com garrafas PET, embalagens de leite e conexões de PVC.
“Ao guardar as embalagens do nosso próprio consumo em casa, o acúmulo foi inevitável. Como eu e minha mulher tínhamos um conhecimento básico sobre aquecimento por energia solar, em 2002 resolvemos construir um coletor solar com 100 garrafas”, explica José. Ele diz que o projeto se mostrou eficiente, dentro das limitações de um aquecedor solar alternativo, dando um destino responsável ao lixo acumulado.
O aposentado patenteou o invento para garantir que nenhuma empresa se apropriasse indevidamente da criação e explorasse a invenção comercialmente. Na época, o custo total do projeto não passou de R$ 83,00. Mas os frutos da experiência foram além dos 30% de economia na conta de energia.
E José Alcino foi além. Criou um manual que ensina como montar o aquecedor passo à passo. O manual foi importante referência para difundir o projeto e ajudar as pessoas interessadas em montar o seu aquecedor solar caseiro. Até mesmo o governo do estado do Paraná promoveu em 2008 oficinas práticas no estado para difundir a idéia de Alcino. E não parou aí, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul também usaram a técnica.
Aquecedor Solar com garrafas PET
O esquema para construção dos aquecedores solares caseiros é mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente, conhecido tecnicamente de sistema termo-sifão. A diferença está justamente do material utilizado.
O melhor da ideia do casal é que qualquer um pode construir seu próprio aquecedor. Basta seguir as instruções do “Manual Sobre a Construção e Instalação do Aquecedor Solar Composto de Embalagens Descartáveis”, disponível na Internet com um passo-a-passo para a produção e instalação.
O Aquecedor Solar
aquecedor solar caseiro tem os mesmos princípios de funcionamento dos convencionais e pode esquentar a água a partir da luz do sol, sem a utilização de energia elétrica.
“No início, ele foi dimensionado para atender o nosso consumo de água quente. Usamos então 200 garrafas para atender quatro pessoas”, conta o catarinense.
Um dos objetivos da invenção é conscientizar as pessoas sobre essa possibilidade de gerar energia solar – e de maneira alternativa.
“Em um país ensolarado como o Brasil, esse tipo de recurso precisa ser bem utilizado”, diz Alcino.
Outra meta estipulada por José é retirar dos lixões uma grande quantidade de embalagens descartáveis, como as caixas de leite ‘Tetra pak’.
Aquecedor Solar com garrafas PET
Celesc efetiva parceria
A invenção dele tornou-se projeto de governo. A Celesc (Companhia Catarinense de Energia Elétrica) firmou um convênio de cooperação técnica para difusão dos aquecedores solares compostos por materiais descartáveis. Com o nome “Energia do Futuro”, o projeto de José já beneficiou mais de 8 mil pessoas em Santa Catarina.
A Celesc promove até hoje, oficinas em várias comunidades de Santa Catarina, ensinando a replicar e criar o aquecedor solar de baixo custo.
Economia
projeto do aquecedor solar caseiro pode ter diferentes usos em uma residência, mas mostrou-se valioso quando o assunto é uso do chuveiro elétrico. O chuveiro é um dos itens que mais consome energia na maioria das residências. Ele é responsável por quase 50% do consumo de energia. Esses 50% de gasto com o chuveiro pode ser racionado apenas com o aquecedor solar, representando uma ótima diferença nas contas do final do mês.
Aquecedor solar com garrafas PET
Simples assim
No sistema desenvolvido por Alcino e a esposa, os canos de PVC são instalados dentro das garrafas PET, que têm a base cortada e levam recortes das embalagens longa vida. Ao passar pelos canos, a água chega aos 38°C no inverno. No verão, pode passar dos 50°C. O equipamento não exige muita manutenção. O ideal é que as garrafas sejam trocadas a cada cinco anos e que as peças sejam bem lavadas antes da montagem.
Aquecedor solar com garrafas PET

Nenhum comentário:

Postar um comentário